Reflete conhecendo um pou sob
A leitura de problemas: fique de olho
22/04/2014
Autor
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto
Estrutura
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Dados
O que o aluno poderá aprender com esta aula
· Descobrir diferentes formas de resolver um problema;
· Analisar as possibilidades de leitura e compreensão de problemas;
· Ampliar o vocabulário;
· Conhecer palavras diferentes;
· Compreender a diversidade cultural;
· Utilizar os recursos existentes
no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos
novos relativos ao tema da aula;
· Desenvolver competências e
habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância
da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para realização desta aula, se faz necessário que já
tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e
a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de
escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções
básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Estratégias e recursos da aula
Problemas?
Fonte da imagem: Sitio: “Crinfancia: dicas pedagógicas”. Disponível em: <http://crinfancia.blogspot.com.br/2013/10/bingo-de-adivinhas-com-desenhos.html>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Professor, o trabalho com problemas em sala de aula favorece a visão
do aluno para resolver situações do seu próprio dia a dia. Para isso, é
necessário buscar atividades que possam favorecer uma aprendizagem
significativa do aluno favorecendo uma relação com a leitura e a
escrita. Vamos lá!
1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Você sabia? O trabalho com problemas em sala de
aula pode se articular com uma proposta que favoreça diferentes tipos de
registros e é um grande aliado no trabalho com o lúdico em sala de aula
em prol da aprendizagem da leitura e da escrita (BRASIL, 2012.).
Fonte: BRAINER, Margareth; et al. Que brincadeira é essa? E a
alfabetização? In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de
Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: ludicidade na sala de aula. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 4, 2012, p. 14-21. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em: 01 de abr. 2014.
Fonte da imagem: Sítio: “Ranulpho”. Disponível em: <http://www.ranulphofazadiferenca.com.br/index.php?paginas_ler¬icias&cat=&id=398>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Faça um diálogo com a turma sobre a seguinte pergunta:
Quem já teve ou tem algum problema?
Instigue a participação de todos e explore o problema que os alunos forem mencionando.
Em seguida proponha outra pergunta:
Como você fez para solucionar o problema?
Depois que todos apresentarem as suas respostas, organize os alunos em duplas e peça para que leiam as informações abaixo:.
Fonte: Sítio: “Só Matemática”. Disponível em:<http://www.somatematica.com.br/desafios/desafio9.php>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Após a leitura solicite que cada dupla procure descobrir se as
informações acima se referem a um problema. Peça que cada dupla
justifique a sua resposta. Agora, que tal propor que a turma descubra:
O que é um problema?
Para isso, cada dupla poderá consultar o dicionário e descobrir o significado da palavra problema.
Depois, solicite que registrem no caderno de Matemática o
significado encontrado. Em seguida faça um cartaz para expor no mural da
sala de aula, contendo o significado da palavra problema.
2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, organize os alunos em duplas e auxilie-as a acessarem no laptop Classmate o Mozilla Firefox
a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet >
Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo. Antes de iniciarem o jogo,
faça a seguinte questão para a turma:
Qual é o problema a ser resolvido?
Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em:<http://chc.cienciahoje.uol.com.br/jogos-2/>. Acesso em: 10 de abr.2014.
Após a turma responder a questão, pergunte o que devem fazer para
resolver o problema. Em seguida, deixe que explorem o jogo e se
divirtam.
Lixo: algum problema?
Agora, pergunte à turma se há algum problema na escola que seja
semelhante à questão do meio ambiente, como apresentado no jogo.
Organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e peça para que
busquem alternativas para solucionar o problema na escola.
Campanha: em busca da solução!
Com as respostas prontas, proponha um momento de socialização entre
os grupos e peça que cada grupo faça um cartaz para uma campanha na
escola ou mesmo apenas na sala de aula, para conscientização da
comunidade escolar dos cuidados com o lixo. Disponibilize alguns
materiais, tais como: cola, revistas para recortes, papéis coloridos,
cola colorida, tintas, pincéis dentre outros
Leve os alunos para fazerem um passeio pela escola e exporem os seus
trabalhos. Aproveite também para fazer um momento no recreio em que
cada grupo possa fazer uma apresentação para toda a escola dos trabalhos
realizados.
Uma história, um problema, uma solução!
Nada como uma contação de histórias!
Fonte da imagem: Sítio: " Tiradas de crianças". Disponível em: <http://tiradasdecriancas.blogspot.com.br/>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Professor, organize a turma em grupos de quatro ou cindo alunos.
Peça para que cada grupo elabore uma história que tenha um problema que
precisa ser resolvido. Explique para a turma que a história deverá ser
finalizada com a resolução do problema. Para isso, entregue para cada
grupo uma cartolina em branco e peça que a dividam da seguinte forma:
Nossa história
|
3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, instigue os alunos a pensarem sobre as seguintes questões:
Cachorros são picados por insetos?
Macacos ficam doentes na floresta?
Procure favorecer a participação de todos, com possíveis hipóteses.
Faça o registro das respostas em uma cartolina e afixe-a no mural da
sala de aula.
Em busca de resposta
Depois, peça para que acessem o sítio abaixo e façam a leitura do
texto online para que possam descobrir as possíveis respostas para as
perguntas. Em seguida, solicite que cada aluno compare a sua resposta
com as novas informações do texto e procure elaborar diferentes
respostas para as perguntas.
Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em:<http://chc.cienciahoje.uol.com.br/doenca-de-bicho/>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Problema: vamos resolver!
Professor, explore com a turma o sítio abaixo com alguns problemas
matemáticos. Para isso, organize os alunos em duplas e peça que escolham
dois problemas para resolver. Os alunos podem resolver os problemas em
uma folha de papel em branco.
Fonte: Sítio: “Racha Cuca”. Disponível em:<http://rachacuca.com.br/quiz/31374/problemas-de-matematica-i/>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Depois de resolverem os problemas peça para cada dupla elaborar uma
forma de registrar as respostas dos problemas por meio de desenhos.
Para esse momento, solicite o registro da turma utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys> Aplicativos> Aplicações Gráficas> KcolourPaint).
Depois que todos terminarem faça um momento de socialização das atividades.
Professor, organize os alunos em duplas e peça que encontrem três formas de resolver os problemas a seguir:
Situação-problema
|
Resolução 1
|
Resolução 2
|
Resolução 3
|
Um caixa chocolate tem 25 bombons. Amanda comeu 5 e deu 3 para sua amiga Daniela. Quantos bombons ainda restam na caixa? |
|||
João veio para a aula e não trouxe o lápis de escrever. Como podemos ajudá-lo? |
Quando todos terminarem, faça um momento de socialização das
respostas. É importante que os alunos percebam que há várias
possibilidades de se resolver um único problema.
4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Cidadania: resolvendo problemas
Professor, peça para turma fazer uma pesquisa na escola dos tipos de
problemas que os alunos das outras turmas consideram importantes na
escola. Para isso, os alunos podem estar organizados em duplas e
utilizar uma prancheta com uma folha de papel e um lápis para registrar o
que os outros alunos forem falando.
Em sala de aula, faça um momento de socialização dos problemas
identificados. Em seguida, agrupe os problemas de acordo com suas
semelhanças.
Depois, faça um cartaz contendo como título cada problema
identificado e exponha no mural da escola, de forma que deixe um espaço
para que toda a comunidade escolar possa sugerir formas de resolver os
problemas identificados.
Deixe os cartazes expostos por um período aproximado de duas semanas.
Recolha os cartazes e faça a leitura com a turma dos problemas e das
sugestões propostas para resolvê-los. Organize os alunos em grupos de
quatro ou cinco alunos e distribua os problemas entre os grupos. Peça
para que selecionem as sugestões que acharem mais interessantes e
convide a equipe da direção da escola para assistirem a exposição do
problema e as sugestões. Aproveite o momento para que os alunos possam
ouvir da direção as possíveis ações que poderão beneficiar a melhoria da
escola para os alunos.
Depois, faça um momento no recreio para que os alunos possam expor
para a comunidade escolar as ações que serão propostas pela direção.
Recursos Complementares
Sugestões de links para alunos:
. Sítio: “Site de dicas”. Disponível em: <http://sitededicas.ne10.uol.com.br/artigo13.htm>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
. Livro: Os problemas da família Gorgonzola. Sítio: Livraria Cultura <http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=3055756>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Sugestões de links para professores:
. Sítio: “Só Matemática”. Disponível em: <http://www.somatematica.com.br/>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Avaliação
A avaliação deverá permear
todo o trabalho pedagógico e pode ser realizada pela observação e
registro que envolve aspectos como a participação dos alunos no decorrer
do trabalho, das possíveis facilidades e dificuldades que encontrarem
no caminho. Portanto, verifique se os alunos descobriram o significado
da palavra problema e as várias formas que se pode utilizar para
solucionar diferentes tipos de problemas, se ampliaram o vocabulário e
souberam utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do
Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da
aula. Sabemos que o trabalho pedagógico poderá ser reconfigurado
mediante a avaliação do processo, cumprindo sua função de favorecer a
aprendizagem.
Referência: MUNIZ.Luciana soares,Leitura de problemas:fique de olho. 22/04/2014. Disponivel em:
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55084>.
Acesso em: 22 abr.2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário